Meu mouse, seu herói!

Posted by on mar 18, 2013 in blog | No Comments
Meu mouse, seu herói!

“Mais importante do que a Arquitetura é estar ligado ao mundo. É ter solidariedade com os mais fracos, revoltar-se contra a injustiça, indignar-se contra a miséria. O resto é o inesperado; é ser levado pela vida.” (Oscar Niemeyer)

“O importante não é sair da escola como profissional competente, mas estar consciente dos problemas da vida, desta miséria imensa que precisa ser eliminada.” (Oscar Niemeyer)

“O mais importante não é a Arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar.” (Oscar Niemeyer)

Mais pensador que arquiteto, mais famoso arquiteto do Brasil de todos os tempos. O fato de Niemeyer “gastar” parte de seu precioso tempo dedicando-o à melhoria dos menos favorecidos não o deixou mais pobre nem menos famoso. Aqui não estamos falando de sua arquitetura, mas de sua atitude, digna de ser imitada.

Não apenas na arquitetura, mas em qualquer outra profissão, uma simples atitude de atender um paciente que não tem dinheiro para pagar a consulta, uma assessoria jurídica com um super desconto para um necessitado, elaborar um projeto para alguma ONG que trabalha com crianças, com idosos, faz a diferença.

Afinal, alguma coisa de boa temos que deixar nesse mundo além de edifícios high tech de concreto. Você contrataria um profissional que visa apenas o lucro e sua auto-promoção ou um com mesma capacidade que luta por um mundo mais justo? (Aliás, auto-promoção é brega e deselegante).

É isso que Niemeyer tenta explicar, que o que fazemos é muito importante, que a arquitetura e seus avanços são muitos importantes, mas mais importantes são as pessoas, e mais ainda o que elas fazem para melhorar a dura realidade que vivemos.

Nós arquitetos temos a grande oportunidade de transformar o meio em que vivemos, para melhor ou para pior. Sei que muitas vezes é mais reconhecedor projetar edifícios suntuosos, mas às vezes o mais conveniente não é o mais nobre e é nosso dever, através dos instrumentos que temos, tentar a cada instante proporcionar melhorias para todos através desse grande poder que temos no nosso mouse!!!