A promoção do DEcesso

Posted by on fev 25, 2013 in blog | No Comments
A promoção do DEcesso

Ir e vir livremente, esse é um dos direitos mais básicos e elementares de todo ser humano.

Fala-se bastante nos últimos tempos em democracia, inclusão, igualdade para todos mas, na nossa própria casa, nossa própria loja, nosso próprio consultório ou escritório cultivamos uma das formas mais excludentes que existem, a barreira física.
Além das barreiras sociais invisíveis que temos que enfrentar, ainda temos que lidar com a concretização do descaso, da indiferença, da diferença.

Através de “inocentes” degraus, descuidadosos postes de iluminação, inesperados telefones públicos e tantos outros inofensíveis elementos “jogados” na nossa cidade, na nossa rua, no nosso negócio…dezenas e centenas e milhares de pessoas tornam-se invisíveis.

O interessante é que existe uma Lei obrigando que o ser humano aceite o outro ser humano em todas as suas peculiaridades, e ainda assim ele não aceita…que dificuldade em acatar uma realidade quando somos alheia a ela. Mas basta um membro de nossa família entrar para o lado das pessoas “invisíveis” que em segundos começamos a nos preocupar. E por que não antes? Porque não agora? Afinal, somos todos iguais e com mesmos direitos não?
E se existe a tal Lei Municipal 123 de 2008 que favorece as pessoas com mobilidade reduzida, a qual deve ser cumprida sob penas da Lei, vamos segui-la pelo menos por inteligência.

Senhores empresários, NÃO, acessibilidade NÃO custa mais caro, é só uma questão de detalhamento de projeto.

Senhores arquitetos, NÃO, um projeto acessível NÃO dá mais trabalho em fazer, é só uma questão de conhecimento básico da NBR 9050.

Senhores gestores municipais, NÃO, a aprovação de um projeto excludente visando “favores” políticos NÃO vai lhe render mais um voto, é só uma questão de esclarecimento que tudo dá certo no final, com certeza seus amigos irão entender que isso é apenas o cumprimento da Lei.

Senhores clientes, NÃO, sua loja NÃO vai ficar feia com uma rampa na frente nem sua calçada deformada por um piso tátil, a presença desses elementos chama-se RESPEITO e isso é LINDO.

P.S: Torcendo para que um dia as calçadas da Rua São Pedro, da Rua Padre Cícero, da Rua São José, da Rua Fulano de Tal em Juazeiro do Norte, em Fortaleza, em Salvador, em Papua Nova Guiné… sejam transitáveis por todos; que as lojas queiram receber mais clientes, aqueles…invisíveis; que todos possam usar os lavabos no espaços públicos; que possam retirar seu dinheiro nos caixas eletrônicos; pegar um ônibus sem passar constrangimentos; embarcar num avião sem precisar de ajuda; viver indo e vindo livremente…como assim deve ser.

“A vida é importante; a Arquitetura não é. Até é bom saber das coisas da cultura, da pintura, da arte. Mas não é essencial. Essencial é o bom comportamento do homem diante da vida.” (Oscar Niemeyer)