Curvas

Posted by on jul 4, 2012 in blog | No Comments
Curvas

Começando com os arcos plenos na antiguidade com os Egípcios,  Gregos e Babilônicos, as curvas sempre fizeram parte da arquitetura por mais que alguns a tenham como anti-funcionais.

Mas como é boa a sensação de andar em uma rua tortuosa em que não se pode ver o fim, esperando uma surpresa. As retas sempre fizeram a minha cabeça ao me apaixonar por Le Corbusier, mas as curvas tomaram completa e infinitamente meu coração.

E nesse caso, não posso deixar de citar o mestre das curvas Oscar Niemeyer, e o mestre das curvas “desordenadas” Frank Gehry. Esse último vou repetir mil vezes sem me cansar… hehehe

“Quando você tem um espaço grande, a solução natural é a curva e não a reta. Então eu cobri a igreja de curvas. E a arquitetura se fez diferente.” (Niemeyer falando de Pampulha).

É lindo contemplar uma casa modernista com suas formas “puras”, mas é muito mais emocionante descobrir a cada instante uma forma diferente que se cria pela irregularidade do “não reto”.

Com muito respeito ao Less is more de Mies Van der Rohe e aos 5 Pontos de Le Corbusier, deixo abaixo uma imagem que fala por si…