Guggenheim – Bilbao – Uma Nova Arquitetura

Posted by on mar 12, 2012 in blog | No Comments
Guggenheim – Bilbao – Uma Nova Arquitetura

Silêncio… Um imenso e deslumbrante silêncio é o que ocorre ao fitá-lo pela primeira… segunda… terceira vez…
Enfim o NOVO se arrisca a visitarnos outra vez, depois de tantas décadas de espera.

Frank Gehry é o gênio que surge para mudar definitivamente a arquitetura contemporânea, todos os nossos conceitos de possível e impossível caem por terra com suas formas inusitadas, irregulares, complexas, contorcidas, irreais, belas.
Olhos e mente não são capazes de compreender suas formas porque a cada passo que se dá ao seu redor, tudo muda completamente.

A elaboração de seu projeto só foi possível depois de feitas diversas maquetes e modelos, as quais tiveram de ser escaneadas e mapeadas para que se pudesse chegar aos desenhos em 3D, era impossível fazê-lo de outra maneira por suas curvas demasiado torcidas.
Sua construção, iniciada em 1992 e finalizada 5 anos depois, também foi complicada porque além de formas inusitadas, Gehry utilizou técnicas e materiais pouco comuns na construção, como o titânio.

E como toda grande obra, não lhe faltaram críticas e polêmicas. O “problema” é que nesse caso, a arquitetura chama mais a atenção que as obras de arte que encontram-se em seu interior. Talvez as obras de arte sejam insuficientes, talvez não, mas o que está claro e chega a gritar nos nossos ouvidos, é que quando comparadas à obra-prima de Gehry, tudo mais perde o sentido…

Gizele Menezes.